terça-feira, 19 de agosto de 2008

Por que amamos tanto a Lapa?

Ninguém tem seu encanto, ninguém eu gosto tanto, ninguém... Diga que você também não gosta! Quero é prova. É, gente. Larguei logo no título o tema dessa nossa conversa de sempre. E por que isso? Bem, passo grande parte de meus horários de translado naquele lugar, e isso desde quando ainda estudava no CESB (Colégio Estadual Senhor do Bonfim). Volta e meia ouço comentários nem um pouco amistosos a respeito da maior estação de transporte rodoviário de Salvador. Daí me perguntei: por que será?

A estação é atualmente administrada pela STP (Superintendência de Transporte Público). Agora eu mesmo ri da minha frase. E quem mais sabe da motivação desse riso do que eu que freqüento tanto aquele lugar? Tanto que já até a apelidei de “Lapa de lixo”. É uma imundice só. Conheço todos os ratos e baratas pelo nome, e olha que não são poucos. Todas as noites nós nos encontramos durante a minha interminável espera de vinte minutos para a minha volta ao lar. É esquisito o local. E tem umas meninas que ficam chamando os incautos pra tirar foto agora. Quem, mesmo incauto, em sã consciência posaria pra alguma foto na Estação da Lapa?

Cerca de 460 mil pessoas circulam diariamente na Lapa. Imaginem, quase meio milhão de pessoas em cima daquela laje mal feita. Mal feita e desgastada! Mal feita, desgastada e mal cheirosa! Mal feita, desgastada... vamos parar por aqui. Vocês já andaram pelo andar subterrâneo? Olharam pra cima, pro teto? Façam a experiência analisem se é seguro cerca de meio milhão de pessoas andarem em cima de sua cabeça. Ta bom, digamos que 60% desse total ande na parte de cima, ainda assim seriam 345.000 pessoas! E quando o metrô ficar pronto (só Deus sabe quando), ainda teremos mais alguns coitados reféns da Lapa. Vocês pagariam pra ver? Eu não.

Ainda falando do quesito segurança, já viram uma iluminação que escurece? Pois é. A iluminação da Lapa não ilumina ninguém. Pelo contrário, nos deixa expostos ao perigo de sermos assaltados a qualquer momento durante a noite. Sem contar que já de dia os assaltantes estão batendo ponto! Deveriam criar um rodízio de pivetes, assim poderíamos compartilhar nossos bens com um número maior de criminosos. Deus meu.

Mas gente, até que eu já me resignei. Passar mais de oito anos de sua vida nessa rotina desgastante de usuário do serviço público é duro. Por enquanto tenho que me conformar. Vou vendo meus amigos ratos e baratas todas as noites, no mesmo “bat-horário”. Opa, esse outro bicho não é do nosso cine trash. Acho que em Gothan City não existe um lugar como a Estação da Lapa. Se existisse, queria ver se o batman daria conta. Só batendo na mãe!

5 comentários:

Unknown disse...

Não é amor Gu! É que infelizmente não tem outra opção senão enfrentar aquilo ali!
A cada dia q passa, a tendência é piorar!
Uma vez estava eu no meu ponto, e sinto algo em meu pé, qd olho uma linda e simpatica baratinha subindo em mim!
Sem contar que vemos o pink e cérebro passendo por lá tb com restinhos de comida que as pessoas educadas insistem em jogar no chão!

Meu ponto fica lá no subsolo, creiam q aquilo ali é a visão do inferno!
Uma fedentina miserável de mijo, daqueles banheiros quimicos q tem ali!

Pensem aí: lixo, agua podre (que qd misturada com o lixo, vira uma lama), barata, rato... aff
E o calor, pq ali não tem ventilação nenhuma!

Depois de um dia cansativo, pra que coisa melhor do que ir pegar onibus em um lugar desse, e se perder o buzu do horário, leva cerca de 30 a 40 minutos em um lugar abafado, fedorento e sujo!!

Entra ano e sai ano, e a Lapa continua a mesma coisa, por isso q agora na eleição, vou mandar os politicos para a Lapa, LAPA CASA DA PORRA...
Vou anular meu voto, mas anular mesmo, e não votar em branco!

Gustavo Souza disse...

Aninha, você está me saindo um exclamadora de mão cheia!

Como sempre precisa nos comentários.

E manda tudo LAPA CASA DA P... rsrs

Dani Vidal disse...

Eu sei bem o que é isso.
Eu estudei ali na UCSal durante quase cinco anos e utilizava a Lapa por necessidade... principalmente a noite. Afinal era O inferno do ponto de onibus do colegio central completamente vazio com cara de "me esquarteje" ou a estação da Lapa.

O pior é que quando começaram as obras do metrô simplesmente a cada explosão tremia tudo!! E ainda caia umas poeirinhas do teto.

Colocar meus pés lá de novo só em caso de extrema necessidade.

Anônimo disse...

Gú acho que você deveria passar uma manhã ou uma noite na ESTAÇÃO PIRAJÁ!!!
Nossa! Acho que sua página de exclamação iria faltar espaço.kkkkk

Anônimo disse...

Gú acho que você deveria passar uma manhã ou uma noite na ESTAÇÃO PIRAJÁ!!! Mas lá não seria por falta de segurança não, seria por falta de tudo inclusive de ônibus.
Nossa! Acho que sua página de exclamação iria faltar espaço.kkkkk