quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Aspiras preparai!

Não se preocupe. Você não vai precisar usar o Page Down mais de duas vezes para terminar de ler esse texto. Até porque, convenhamos, um texto pra internet escrito por um jovem (e pretensioso) aspirante a publicitário não deve conter mais do que duas laudas. Ainda mais com este título aí. O fato é que hoje resolvi escrever sobre minhas impressões acerca deste mundo cão, o da publicidade baiana, para um jovem aspirante a publicitário como eu e, possivelmente, você.

Eu já curso o 6º semestre e pasme, ainda não consegui estágio. Falo de estágio de verdade, daqueles em agência, com exploração até... mas estágio. Na verdade, já tive várias propostas, mas nada em minha área, a minha preciosa, a criação. Ora, se você quiser considerar o cargo de Operador de Telemarketing algo digno de pessoas sensatas como nós, está no seu direito. Mas eu não considero. Rejeitei todos que apareceram na minha frente para me transformar em secretária eletrônica, com surdes crônica em algum dos ouvidos.

É desumano. E ainda por cima me vêm com aquelas dinâmicas de grupo irracionais, sem sentido prático, esperando que nós déssemos a exata resposta gravada no script deles. Chega a ser engraçado. E dão uma importância tão grande a esse processo que você realmente sente que está fazendo parte de um feito histórico, de suma importância para a humanidade.

Veja se eu não estou certo: Qual dessas pessoas você contrataria para trabalhar em sua empresa? a) um sociopata; b) um toxicômano; c) uma pessoa preguiçosa; d) uma pessoa fofoqueira... E a resposta! Todos, porque em qualquer empresa são encontrados indivíduos com essas características.

Eu sei, eu também soltei este mesmo palavrão que você agora, enquanto estou escrevendo. Mas não é pra menos. Isso foi um fato real, numa de minhas aventuras insólitas no mundo estranho das dinâmicas de grupo. Eu não agüento com isso. E como se não bastasse, querem fazer do estagiário um funcionário mal remunerado.

Ou seja, seriam oito horas de trabalho, cobranças e atribuições semelhantes ou idênticas as de um efetivo (com direito a carão do patrão e tudo), trabalho segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e feriados, além das extras a base de pizza (estou sendo otimista) e cafezinho. Pareço enfático demais? Talvez seja mesmo, mas agora só estou me atendo à verdade dos fatos, que todo mundo vê e não observa. A partir de agora enxergue tudo como eu ou continue com os seus olhos bem fechados.

Ora, meu caro aspirante a publicitário no primeiro semestre. Como seu igual, já no sexto, sinto que tenho embasamento por experiência própria para te dar um pequeno conselho. Na verdade mesmo, tenho apenas três coisas a te dizer sobre isso tudo que é o nosso maravilhoso mundinho: Ou você desiste agora, ou se prepara para tempos nebulosos e encara tudo com sangue nos olhos, ou então vira um otimista como aqueles lá de cima e vai descobrir a pólvora nas divertidas sessões de RH. No final a escolha será sempre sua.

Aqui está um manual do estagiário escrito e postado por Eugênio Mohallem no site do clube de criação de São Paulo. É um passo a passo divertido e fácil de ler e esclarecedor. Leiam e se preparem para o melhor.