quarta-feira, 18 de junho de 2008

Entrelinhas

Ficarei um caco acolá, por isso terei sede e beberei algo muito saboroso.

Essa frase aparentemente sem nenhum sentido quer dizer muito mais do que realmente é. Se você ler a primeira oração rápida e repetidamente verá que a junção das últimas palavras quase forma o nome de uma bebida norte americana muito famosa e líder mundial no seu setor. Na segunda oração as palavras sede e beber completam o sentido da comunicação pretendida. Já conseguiram descobrir do que se trata? Então vamos viver o lado bom da vida, ao lado dessa marca.

Sim, senhoras e senhores, estamos falando de mensagens subliminares. Um tema polêmico, porém muito utilizado na comunicação e na arte, desde os tempos mais remotos. Mas por que tanta polêmica? Bem, o que se combate no uso desse artifício é que ele lida essencialmente com o subconsciente das pessoas. Em imagens, textos, sons, em tudo que gera um ato comunicativo, a mensagem subliminar pode ser enxertada. Consiste em inserir mensagens imperceptíveis ao primeiro contato (geralmente no vídeo se utiliza imagens com uma rotação de frames por segundo muito alta, não visíveis a olho nú; em áudios, na sonorização em volumes baixíssimos, etc), mas que são registradas pelo cérebro humano e “alojadas” no subconsciente. Diz-se ilegal por não oferecer opção de escolha ao consumidor, pois o mesmo não possui um estado de consciência quando na assimilação desse tipo de conteúdo.


Aqui cenas do filme Matrix. Observe com atenção:

Os comunicadores utilizam muito o sexo nessa abordagem, porque vende bem. O apelo sexual tem retorno garantido quando acionado no subconsciente dos consumidores (somos seres sexuais!), é um fato. É engraçado, pois o que geralmente se faz em publicidade é “esconder” de forma estratégica órgãos sexuais pelas imagens das campanhas. Meu professor Eduardo Sales até comentou em sala: “Já imaginou esses sensores das campanhas? Que trabalho insólito ficar procurando pinto de borracha em propaganda!”. É um horror, mas foi o que uma famosa marca de cigarros americana, a Mallboro, fez no reposicionamento da sua marca, tentando transferir seu alvo para o cowboy sertanejo americano, mas acabando por atingir o público gay. Depois do insucesso da transferência começaram a investir no público gay, colocando esses brinquedinhos nas peças publicitárias.

Também há a utilização de mensagens satânicas. Quem nunca ouviu um LP (vinil, bolachão...) de trás pra frente? O da apresentadora Xuxa, por exemplo. Aquela música do cachorrinho corre até hoje na internet, que supostamente quando rodada ao contrário continha adoração ao Exu (entidade do candomblé). Segundo os acusadores, a gravação expunha a adoração do mal por parte da mãe de Sacha, e tudo isso dirigido às criancinhas, ou melhor, aos baixinhos (que fofo). Não pelo Exu, que não tem nada a ver com satanás, mas se fosse verdade mesmo, gesto feio para uma rainha, não?

Até comigo aconteceu. Sei que um monte de gente vai parar de me ler por esse comentário, e um outro monte vai começar, mas tenho que contar essa a vocês. Meus colegas de faculdade ficaram sacaneando outro dia. Repare, se pegar o nome do nosso blog, OEXCLAMADOR, e inverter a leitura verá que se forma uma mensagem satânica! (Deus sabe que não foi essa a minha intenção). Veja: RODAMALCXEO! Forma-se a frase “roda mal” e, além disso, o número 160 e algarismos romanos, LXC... Será alguma premonição? Em 2160 o mal vai rodar? É muita viagem, né gente? Mas sei lá, amanhã mudo o nome do blog para ANJODOBEM, ou DEUSESTÁCOMIGO. Tá amarrado!

Acesse esse vídeo no youtube. É bem explicativo com vários casos,
inclusive de desenhos animados infantis.