
É engraçado como a Publicidade trilha caminhos semelhantes em todo o mundo, sempre levada por tendências que se afirmam a cada temporada, ditando o que é certo ou errado, dentro ou não da estética considerada agradável aos olhos dos consumidores e dos júris de concursos de propaganda. E como viram no título ali em cima, falamos hoje dos bichinhos que volta e meia circulam pelas peças dos criativos por aí a fora.
O que me chama mais atenção até agora neste ano são duas propagandas
A primeira é tupiniquim e apresenta o novo Palio Adventure Locker com a nova função ELD. A cena que segue mostra um aventureiro desbravando uma floresta com seu novo Palio. E não mais que de repente o carro fica preso num pedregal, com o condutor impedido de sair por causa dos animais selvagens. E então mais repentinamente ainda ele, o piloto, e também nós espectadores nos surpreendemos com um macaco (com uma cara suspeitíssima) cantando Three little birds do Bob Marley. Por Bob e pelo macaco, me ganhou. Apesar da cara de que acabou de acender um, a atuação do nosso primo foi digna de Oscar (muito melhor que a do desbravador). Sensacional. O Tal bugio entra no carro e aciona o novo recurso, para que o rapaz continue a sua jornada. Conceito passado em cima de muita risada: perfeito.
O segundo vídeo traz um personagem bem mais introspectivo. Já viu algum show do Genesis? Mesmo em vídeos antigos, você já viu como o Phill Colins, ex-líder do grupo tocava a sua bateria? Se não viu, explico agora. O Phill tocava com a alma (pressão da p...). Suas apresentações, talvez por ser um baterista-vocalista, tinham que ser sempre teatrais e emblemáticas. Pois bem, imaginem agora um gorila de uns
O produto a ser vendido era o novo chocolate da Cadbury que continha um copo e meio a mais de leite em sua composição. A assinatura da peça foi que me deixou com água na boca: “um copo e meio de alegria”. O que dizer depois de ver um gorilão quase em alfa tocando sua bateria ao som de In the air tonight (vejam a tradução da música, do trecho que toca no comercial. De arrepiar) e ver que se trata de um anúncio de chocolate com essa assinatura? Isso deve mesmo ser muito gostoso. Ah! Essa peça foi veiculada em 2007 e ganhou o Grand Prix em Cannes este ano, o maior prêmio no maior concurso de Publicidade e Propaganda do planeta.
Usar animais em propaganda não é tão novo. Eles cativam, chamam a atenção, envolvem o espectador, principalmente se são bonitinhos e engraçadinhos. O que há pra se inovar é a maneira como esses animais aparecem nas peças. Essas duas foram pra lá de inovadoras. São divertidas, por isso passam a mensagem de forma agradável e suave. Pronto, agora podem clicar no link lá em cima, perto do título desse texto, se já não clicaram. Comparem com o que eu disse, tirem suas próprias conclusões e não se assustem se virem um símio num carro com seu chocolate na mão. Don't worry about the things, because i can feel it come in the air tonight. Oh, Lord!