terça-feira, 22 de julho de 2008

O que seria de nós se não fossem os macacos


Eu poderia começar este texto de várias formas. Poderia perguntar se macaco quer banana, se vocês já fizeram alguma macacada na vida, essas coisas que seriam a praxes da contextualização mais usual. Como eu não me disponho a ser usual, vou colocar os dois motivos, os temas deste texto num hyperlink aqui no primeiro parágrafo mesmo, mas não cliquem ainda! Antes me agüentem falar mais um pouquinho.


É engraçado como a Publicidade trilha caminhos semelhantes em todo o mundo, sempre levada por tendências que se afirmam a cada temporada, ditando o que é certo ou errado, dentro ou não da estética considerada agradável aos olhos dos consumidores e dos júris de concursos de propaganda. E como viram no título ali em cima, falamos hoje dos bichinhos que volta e meia circulam pelas peças dos criativos por aí a fora.


O que me chama mais atenção até agora neste ano são duas propagandas em especial. E coincidentemente as duas trazem protagonistas primatas (aposto que ainda não haviam pensado nisso). São elas a “Don’t worry” da Leo Burnett Brasil e a “Cadbury’s Gorilla” da Fallon de Londres.


A primeira é tupiniquim e apresenta o novo Palio Adventure Locker com a nova função ELD. A cena que segue mostra um aventureiro desbravando uma floresta com seu novo Palio. E não mais que de repente o carro fica preso num pedregal, com o condutor impedido de sair por causa dos animais selvagens. E então mais repentinamente ainda ele, o piloto, e também nós espectadores nos surpreendemos com um macaco (com uma cara suspeitíssima) cantando Three little birds do Bob Marley. Por Bob e pelo macaco, me ganhou. Apesar da cara de que acabou de acender um, a atuação do nosso primo foi digna de Oscar (muito melhor que a do desbravador). Sensacional. O Tal bugio entra no carro e aciona o novo recurso, para que o rapaz continue a sua jornada. Conceito passado em cima de muita risada: perfeito.


O segundo vídeo traz um personagem bem mais introspectivo. Já viu algum show do Genesis? Mesmo em vídeos antigos, você já viu como o Phill Colins, ex-líder do grupo tocava a sua bateria? Se não viu, explico agora. O Phill tocava com a alma (pressão da p...). Suas apresentações, talvez por ser um baterista-vocalista, tinham que ser sempre teatrais e emblemáticas. Pois bem, imaginem agora um gorila de uns 200 kg tocando bateria. Agora imaginem tocando como o Phill tocava. Essa foi a sacada dos criativos da Fallon de Londres.


O produto a ser vendido era o novo chocolate da Cadbury que continha um copo e meio a mais de leite em sua composição. A assinatura da peça foi que me deixou com água na boca: “um copo e meio de alegria”. O que dizer depois de ver um gorilão quase em alfa tocando sua bateria ao som de In the air tonight (vejam a tradução da música, do trecho que toca no comercial. De arrepiar) e ver que se trata de um anúncio de chocolate com essa assinatura? Isso deve mesmo ser muito gostoso. Ah! Essa peça foi veiculada em 2007 e ganhou o Grand Prix em Cannes este ano, o maior prêmio no maior concurso de Publicidade e Propaganda do planeta.


Usar animais em propaganda não é tão novo. Eles cativam, chamam a atenção, envolvem o espectador, principalmente se são bonitinhos e engraçadinhos. O que há pra se inovar é a maneira como esses animais aparecem nas peças. Essas duas foram pra lá de inovadoras. São divertidas, por isso passam a mensagem de forma agradável e suave. Pronto, agora podem clicar no link lá em cima, perto do título desse texto, se já não clicaram. Comparem com o que eu disse, tirem suas próprias conclusões e não se assustem se virem um símio num carro com seu chocolate na mão. Don't worry about the things, because i can feel it come in the air tonight. Oh, Lord!