Essa é para nós homens baianos, soteropolitanos pra ser mais preciso (mas as baianas devem ler também). Nossa capital tem 80% da sua população negra, certo? E, com o perdão da palavra, “negão” tem a fama de ser avantajado, certo? Então por que diabos o nosso é tão curto assim???
Pra vocês que pensaram que mais uma vez comecei a falar de sacanagem, estão corretos de novo. Só que dessa vez a sacanagem é contra todos nós, inclusive você que me lê agora. Novamente eu, perambulando sobre as informações dos jornais que circulam em Salvador, me deparei com uma reportagem intrigante no A Tarde. “Metrô de Salvador é o mais curto do país”. Vejam só, estão nos confundindo com japoneses e não nos vendo como “negões” que somos.
Não pela tecnologia, que a galera de olhos puxados dá saltos na nossa frente, mas sim pela anatomia, analogamente constatando (eita, redator preconceituoso). Então, a reportagem de 26/07 (quinta) tece um interessante panorama sobre essa vultosa/onerosa/dispendiosa obra da engenharia civil baiana.
Pasmem, o trecho que será concluído este ano não terá mais que
Além do encurtamento do projeto, temos o vetor preço que grita um som agudo nos nossos ouvidos. A entrega do percurso pífio prevista para 2010 terá um acréscimo no orçamento de R$468 milhões, somando uma quantia de R$970 milhões ao todo. Isso sem contar com as etapas que se seguirão no projeto. É dinheiro, viu! São oito anos de convivência forçada com as obras e com a festa de gastos, e com os atrasos, e com as greves, e com as disputas políticas, e com mais atraso, e com mais desconforto... e com nosso cansaço.
Mas esperem! Temos novidades, pessoal! Eu soube que uma galera já se adiantou ao prefeito reelegível e inaugurou o metrô de salvador numa cerimônia clandestina. Um cinegrafista amador gravou tudo, acompanhem:
Não riam não que o buraco é mais embaixo (e não é do túnel do metrô). Se tiverem a oportunidade, leiam a reportagem do jornal A Tarde do dia 26/07 e se interem sobre o assunto. A abordagem está bem completa e a análise dos fatos históricos acerca do metrô também. Ah! E só pra constar, olhem a coincidência da coisa: os trens encomendados são de fabricação japonesa. Pode um negócio desses?
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